terça-feira, 17 de agosto de 2010

Benefícios do vinho e da casca da uva



          Várias são as virtudes terapêuticas do vinho. Pesquisas comprovam que o consumo regular e comedido do vinho junto às refeições é conveniente para uma vida saudável. Além de ser favorável para o combate às doenças do coração, a bebida ajuda na redução do colesterol, e também tem propriedades anti-hipertensivas.

          Um estudo feito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, pelo farmacologista Roberto Soares Moura, comprova os benefícios da bebida, ou mais especificamente, da uva, em relação ao tratamento da hipertensão.

          As pesquisas do professor Moura começam a partir do vinho, mas é na casca da uva que reuni a maioria das substâncias anti-hipertensivas. O extrato liofilizado das uvas Vitis labrusca e Vitis vinifer diz respeito a um pó hidro-alcoólico retirado da casca, que apresentou uma significativa atuação na pressão arterial. Além disso, este extrato estimula também a produção de óxido nítrico, um hormônio liberado pelas células do endotélio vascular com importantes propriedades cardioprotetoras. Portanto, além de ser anti-hipertensivo, tem como efeitos indiretos a vasodilatação, capacidade de impedir a agregação de plaquetas e atua também como antioxidante.

          Já patenteado, o extrato atualmente vem sendo transformado em fármaco através da parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e um laboratório nacional. Entretanto, o vinho bebido moderada e regularmente, durante as refeições, já garante uma ação anti-hipertensiva.



Referências bibliográficas:

- "Uva pode virar remédio e estar nas farmácias em dois anos". Disponível em: http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=2706 Acesso em: 17 de agosto de 2010.

- "Remédio natural – Hipertensão arterial". Disponpivel em: http://grep.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-10163-3-163360,00.html Acesso em: 17 de agosto de 2010.

- "Eficácia dos flavonóides da uva, vinho tinto e suco de uva tinto na prevenção e no tratamento secundário da aterosclerose".  Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewArticle/1641 Acesso em: 17 de agosto de 2020.

Postado por: Bruna Lira Mareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário