quinta-feira, 22 de julho de 2010

"A hipertensão arterial sob o olhar de uma população carente"

     


     Tratar de um assunto que está presente na vida de grande parte da população, como a hipertensão, nos faz pensar como cada indivíduo interpreta e lida com tal situação. Sendo assim, no meio de tantas pesquisas sobre os índices, as influências e os fatores de risco que cercam a tão temida hipertensão arterial, encontrei uma pesquisa que me chamou a atenção, pois relata conhecimentos, atitudes e comportamentos para hipertensão arterial entre adultos de baixa renda e as razões que norteiam as suas atitudes com relação aos fatores de risco comportamentais.
     Partindo da pesquisa feita em uma comunidade situada no Ceará, relatou-se como fatores de risco comportamentais: o tabagismo, o hábito de ingerir bebidas alcóolicas, a ingestão de gorduras e sal na dieta e a prática de exercícios físicos. Com isso, verificou-se que o fator mais relevante foi a ingestão de sal e gorduras na dieta devido à três fatores principais:
  • o fator econômico, que impede a liberdade de escolher o alimento mais adequado e consequentemente mais saudável;
  • o aspecto emocional ligado ao prazer em degustar determinados alimentos     
  • e os hábitos alimentares enraizados na vida desses sujeitos.
     Então, concluiu-se que apesar de ser pouco favorecida economicamente, essa comunidade apresentou conhecimento em relação à hipertensão arterial devido à vivências no próprio corpo, em membros da família ou no ambiente onde vivem, mas por outro lado possuem privações financeiras, de serviços públicos e infra-estrutura para moradia que dificultam a adesão a um estilo de vida saudável. Além disso, relatou-se que as razões determinantes para o comportamento destas pessoas estão ligadas a emoções, questões sociais e econômicas, e que as mudanças nas suas atitudes representam o abandono de alguns prazeres para lutar por sobrevivência em condições de vida de pobreza.
     Por fim, esse estudo solicitou uma possível solução para o controle da hipertensão arterial na saúde pública, visando principalmente a capacitação de indivíduos e comunidades, considerando o sujeito em seu ambiente, sua compreensão e significações sobre a realidade em que está inserido. Esses aspectos citados anteriormente são considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma postura crítica diante dos seus problemas de saúde, com capacidade de exercer controle sobre si mesmo e sobre o ambiente em que vivem.

Referências:




  • "A hipertensão arterial sob o olhar de uma população carente: estudo exploratório a partir dos conhecimentos, atitudes e práticas". Disponível em: www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0102-311X2004000400023&script=sci_arttext&tlng=es. Acessado em 03 de julho de 2010.

Postado por: Larissa Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário