terça-feira, 3 de agosto de 2010

26 de abril: Dia Nacional de Combate à Hipertensão

    
     O dia nacional de combate à hipertensão é geralmente marcado por atividades com o objetivo de alertar a população à respeito desse mal silencioso e mostrar, também, a necessidade e a importância do tratamento dessa doença.
     É comum que, no dia 26 de abril, profissionais da área de saúde afiram, gratuitamente, a pressão da população, entreguem folhetos explicativos sobre o controle da hipertensão e tirem dúvidas.
     Movimentos como esses são de extrema importância, pois, como se sabe, a hipertensão apresenta-se como uma doença com diversas complicações. Segundo a SBH, a doença alcança cerca de 3,5 milhões de crianças e jovens no Brasil e ela recomenda que a pressão seja medida em todas as consultas médicas, pelo menos uma vez por ano, inclusive em crianças a partir dos três anos de idade.
     Campanhas assim colaboram significantemente para chamada de atenção da população, que frequentemente deixa os problemas de saúde em segundo plano em decorrência do estresse do dia a dia.
     Pesquisando à respeito das campanhas realizadas nos dias 26 de abril de cada ano, encontrei várias reportagens que tratam justamente deste assunto. Selecionei dois vídeos para ilustrar melhor o que é feito para alertar a população. 
     O vídeo a seguir consiste em uma reportagem do canal Globo News a respeito do Dia Nacional de Combate à Hipertensão e inclui entrevistas com médicos e portadores da doença.



   
     O próximo vídeo é uma reportagem também da Rede Globo, porém do telejornal RJTV.





Referências: "Dia Nacional de Combate à Hipertensão" Disponível em: cuidandodocorpo.com/2010/04/dia-nacional-de-combate-hipertensao.html. Acessado em: 3 de agosto, 2010.
"Dia Nacional de Combate à Hipertensão" Disponível em:.globo.com. Acessado em: 3 de agosto, 2010.
http://www.blogdasaude.com.br/ultimas-noticias/2010/04/26/dia-nacional-de-combate-a-hipertensao-arterial-cuide-do-seu-coracao/
"Ações marcam o Dia Nacional de Combate à Hipertensão". Disponível em: clubepe.fm/noticias/?id=48,ACOES-MARCAM-DIA-NACIONAL-DE-COMBATE-A-HIPERTENSAO. Acessado em: 3 de agosto, 2010.





Postado por: Luciana Missagia

Nenhum comentário:

Postar um comentário